Para dar partida ao seu projeto, o primeiro passo, é sempre definir o produto que vai ser o centro de suas atenções, ingredientes de qualidade, um cardápio adequado ao seu publico, conceito de restaurante definido, pensar na estrutura física (hidráulica, elétrica, exaustão, estoque, mobiliário, utensílios, equipamentos, etc.).
Na sequencia é preciso definir a ordem das atividades, serviço ao cliente, lista de compras, network e negociação com os fornecedores, divulgação do negócio, estratégias de venda (rentabilidade e lucratividade), custos e planejamento e gestão do negócio.
Fatores que precisam de uma atenção especial são:
Qualidade
Como falamos no post anterior, não basta ter um bom produto e saber cozinhar para ter sucesso, existem variáveis que devem ser respeitadas, o produto deve ser testado, ter padrão, ter uma identidade, pois ele será o responsável por seus clientes terem uma experiencia forte o suficiente para que eles queiram retornar ao seu empreendimento. Eles precisam gostar, aprovar e indicar seu produto aos amigos dele, entendeu?
Rentabilidade
Seu produto não deve ser caro, mas também não precisa ser de graça, os preços devem ser competitivos e adequados aos de mercado, e para isso é importante saber lidar com a engenharia de cardápio, que é uma ferramenta de gestão que determina a rentabilidade e também a lucratividade de seu negócio, gerando benefícios aos clientes e tornando seu negocio lucrativo, afinal sem lucro não há como o negócio prosperar.
Inovação
Seja no restaurante ou em qualquer outro negócio, é preciso sempre inovar, seja na técnica, na produção ou no desenvolvimento, pois é assim que podemos mostrar aos clientes que estamos dedicando ao negócio foco total no desenvolvimento de nossas atividades, é possível fazer pratos tradicionais, mas com técnicas modernas, que irão gerar qualidade, agilidade e eficiência. Seguir as principais tendencias de mercado de uma forma geral, também é uma forma de inovar, já que os clientes estão cada vez mais exigentes e procuram diversos aspectos para optar por esse ou aquele estabelecimento.
Sempre importante lembrar que seu cliente não esta somente buscando uma refeição, ele busca uma experiência, então registre isso, o produto é a chave, mas existem outros fatores que podem definir o retorno ou não de seu cliente ao seu estabelecimento.
Na próxima semana começaremos a falar sobre esses outros fatores.
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