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Foto do escritorDom Ernandes

Competências ou Soft Skills - Empreendedorismo


uma imagem de cabeça estilizada


Semana passada iniciamos uma série especial com a Dr.ᵃ Suzana Queiroz, Psicanalista, HeadHunter e Coach, e continuaremos falando das cinco principais competências que devemos desenvolver tanto como empreendedores ou colaboradores.


O item da semana nas Competências é Amabilidade.


Lembre que todos os itens são imprescindíveis para o seu sucesso tanto no ambiente empresarial como no pessoal.


01. Autogestão

02. Amabilidade

03. Abertura ao novo

04. Engajamento com os outros

05. Resiliência Emocional


Hoje falaremos sobre: Amabilidade


Empatia, Simpatia, Respeito, Confiança.

A Humanização nas relações nunca estará fora de moda.


Atuar no ambiente profissional ou pessoal deixando de lado o desenvolvimento das relações interpessoais e estratégicas, não usando uma comunicação equilibrada, levará o ambiente ao caos.


Na era de tanto avanço tecnológico temos que usar as ferramentas ao nosso favor, a mensagem toca sempre um humano, deve ser elaborada humanizadamente.


Amabilidade nas relações empresariais e pessoais nunca é demais.

Sabe aquela festa que você foi convidado e está em dúvida do que vestir, se tiver um “pretinho básico”, você nunca vai errar.


Assim, a amabilidade nos processos e relações, se estiver presente, você sempre fará a melhor escolha.

Atendendo uma ligação, “sorria na voz”

Chegando em um ambiente, sorria e dê um bom dia!


Lidando com situações delicadas, não altere o tom da voz.

Entenda a situação na perspectiva do outro, ainda que o tema pareça óbvio para você, pode não ser para a outra pessoa, isso é empatia.


Se você detém o conhecimento de algo, compartilhe com humildade sem menosprezar os ouvintes, isso é respeito.

Ao se propor desenvolver um time ou projeto demonstre parceria, isso gera confiança.


Amabilidade no falar, no gesto e na entonação da voz demonstra que sua comunicação não é violenta, você não precisa usar a força, mas sim seu potencial de persuasão e clareza na comunicação.


Decida rever seus processos, rotas e estratégias de comunicação, a amabilidade fala muito mais sobre seu tom de comunicação e da sua empresa do que do outro.


Construa um mundo melhor em suas relações a começar de você!

Esperamos vocês na próxima semana, tema a ser discutido: abertura ao novo



Suzana Queiroz

Psicanalista, Headhunter, Coach, Graduada em Comunicação Social.

Atua no ambiente corporativo no desenvolvimento humano e performance utilizando ferramentas para avanço e equilíbrio da vida pessoal e carreira.


Suzana Queiroz

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